terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Leitura para os bebês


Quem disse que os bebês não lêem e não se interessam por livros está bem enganado, eles adoram um livro, mas os livros precisam chegar até eles... Não entendo um berçário na igreja sem livros para os bebês, principalmente tantos berçários como já vi, com pedaços de brinquedos espalhados no chão, nem brinquedos mais eles são e sim cacarecos, que não foram para o lixo e seu destino foi a doação para o berçário da igreja.

Hoje em dia há uma infinidade de livros para bebês, de todos os tipo e formas, coloridos, grandes e pequenos, com sons e etc.

* DICAS DE LEITURA *para os bebês no berçário
Reserve um momento no berçário para os livros, selecione livros com frases curtas e ilustrações simples. Podem ser de pano, plástico ou de papelão duro. Deixe o bebê segurar o livro e virar as páginas.
Apenas cite o nome das ilustrações, a história vem depois. Pare e converse sobre as figuras, por exemplo se for um livro de animais, vá falando ao bebê que Deus criou o cachorrinho, vá descrevendo cada bicho. Mantenha a conversa e use muitas palavras descritivas.

O mais importante de tudo: repita, repita, repita, a criança vai querer ler o mesmo livro muitas e muitas vezes. Quanto mais você repete, tanto mais o cerebrozinho “liga”.

A pesquisa cerebral diz: Familiarizar-se com uma série de sons é o primeiro passo
para aprender a falar. Para começar a codificar a linguagem, é preciso reconhecer as palavras

10 comentários:

Anônimo disse...

Nada podemos fazer sem planejamento pois qualquer trabalho requer que saibamos aonde queremos chegar. A partir de então saberemos o que de melhor teremos para oferecer.

Nilene disse...

a leitura é um hábito lindo e fundamental ao ser humano porém é certo que seja ja na primeira infância de fato estimulado e trabalho junto aos bebês, Nilene

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sei exatamente o efeito que tem a leitura para o bebê.
Minha filha Sophia tem acesso a livros desde que nasceu.
Antes dela chegar ganhamos a Bíblia do bebê - Sociedade Bíblica.
E usamos com ela diariamente. Hoje, com 1 ano e 1 mês, ela pega qualquer livro que vê pela frente e passa o dedinho como se estivesse lendo. É lindo!
E sua leitura bíblica diária, ela já faz "sozinha".
Coloco a Bíblia no berço e digo a ela que é hora de ler a Bíblia. Ao que ela, abre o livro e emite sons acompanhado do rítmo do dedinhos que passam pelas frases escritas em cada página.
Amo ver isto!
Meu maior objetivo?
Ensiná-la que antes de levantarmos da cama Deus tem uma palavra diretiva para o nosso dia e viver debaixo desta palavra é escolher amar a Deus em tudo que fizermos.
Sei que lanço sementes e tenho certeza de uma ótima colheita!

Léa.

Patrícia Mara disse...

Parabéns pelo blog , como tem me ajudado ...
Agradeço pela preocupação com o desenvolvimento infantil , sou profissional da educação e vejo muitas pessoas desamparadas de conteúdo e entendimento sobre o assunto , achei legal tbm a preocupação de colocar a explicação sobre a pesquisa cerebral !!

Deus abençoe sempre!!

Dulcinea disse...

Muito bom, concordo que a leitura é muito importante já na idade dos bebes.
Parabéns pelo artigo

dulcinea

Ministério da Infância IBBN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luci disse...

Realmente o hábito da leitura vem do contato desde cedo com os livros.Da mesma forma é o amor pela Palavra de Deus. Quando minha filha era bebe, nós perguntávamos: "Cadê Jesus?" ela ia engatinhando para pegar a sua Bíblia e apontava para as histórias esperando que nós contássemos, e ela ainda repetia fazendo os sons ou cantando as músicas... Muito bom o artigo!
Luci

Barbara Reali disse...

Gostei muito do blog, também tenho um sobre educação infantil, comecei agora, gostaria de saber se me ajudam a divulgar o meu e divulgo o seu também no meu. www.barbarareali.com atenciosamente
Barbara Michelle

Raquel Bom disse...

Excelente artigo! Imaginava que os bebezinhos gostassem de historinhas, mas ñ pensava que era ótimo para seu desenvolvimento

Massagem para bebês