terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Massagens para bebês especiais

Massagem para bebês com necessidades especiais

Um bebê com dificuldades mentais, visuais, auditivas ou de desenvolvimento não consegue, por vezes, responder de forma normal aos sinais dos pais.
As reações emotivas destes, ao descobrir o problema do seu recém-nascido, variam enormemente entre a confusão, culpa, medo, irrealidade, depressão, racionalização e aceitação.
Estes sentimentos naturais podem aflorar e aparecer de forma frequente ao longo do processo de adaptação mútua e a cada novo estágio de desenvolvimento do bebé.

A massagem infantil pode ser um sistema maravilhoso de união entre pais e filhos com necessidades especiais. Apesar das vantagens fisiológicas serem muitas, o objectivo principal da massagem é a interacção e a conexão entre eles. Não é uma terapia, mas antes uma forma de partilharem o seu amor. É muito importante os pais conhecerem bem o seu bebê, a forma como o seu corpo reage quando está tenso, ou relaxado, o aspecto e o aspecto do seu abdômen quando tem gases, ou não, a diferença entre dor e tensão. Este conhecimento é importante já que podem ocorrer problemas graves de saúde.
******
Bebês com problemas de desenvolvimento:
Os problemas de desenvolvimento manifestam-se de formas muito distintas, podendo ser necessário relaxar ou estimular o tónus muscular.
Para além dos benefícios gerais, iguais para todos os bebês, a massagem infantil ajuda os bebês com problemas de desenvolvimento, na medida em que ajuda ao relaxamento da respiração, melhora a deglutição (apropriada para os bebês que se babam muito e respiram só pela boca), é uma estimulação oral e uma terapia alimentar para os bebê muito sensíveis na zona da boca.
O amor das carícias e a segurança das mãos dos pais são elementos muito importantes para o desenvolvimento do bebé.
******
Bebês com problemas de visão:
A massagem pode ser uma experiência muito positiva para os bebês que têm dificuldades na visão, já que estes precisam de uma estimulação tátil para definir o seu mundo.
A estimulação tátil produz resultados muito satisfatórios em bebês de tenra idade. Os problemas de visão não produzem uma diminuição do comportamento emotivo e de aprendizagem nos bebês que recebem este tipo de estimulação.
Estudos mostram que bebês que receberam vinte minutos diários de massagem, apresentaram um maior desenvolvimento da atenção visual, o que indica que a estimulação tátil melhora a exploração visual. Bebês, com problemas de visão, cujos pais criaram vínculos emotivos com eles, são muito mais sociáveis e desenvolvem uma maior capacidade de atenção e resposta nos primeiros meses de vida.
A massagem ajuda todos os bebês a formar um esquema corporal positivo, com confiança e segurança.
******
Bebês com problemas auditivos
Os bebês com problemas de audição tem as mesmas necessidades de contato físico como os outros. Uma comunicação de amor é o elemento mais importante na vida de qualquer bebê. Os que tem limitações auditivas precisam de alguém que fale com eles. Durante os primeiros tempos, o som estimula o desenvolvimento das conexões nervosas entre o ouvido e o cérebro do bebé.
A massagem diária enriquece não só o bebê com este tipo de dificuldades, mas também os pais. Ajuda-os a conhecer melhor o filho, a amá-los mais e a valorizar a sua forma única de comunicar com o Mundo.
******
Bebés com quadros clínicos graves
Todos os bebês, sejam eles prematuros, soropositivos, expostos a drogas, com mães deprimidas, com história de abusos sexuais e físicos, com asma, autismo, diabetes, artrite reumática, atraso no desenvolvimento, alterações alimentares, dermatites, câncro, queimaduras e alterações pós-traumáticas, se beneficiam sempre com o contato físico que a massagem proporciona. Em todos estes casos, a massagem produz uma descida das hormonios de stress e melhora os valores de todos os exames clínicos.
Extraído do livro "Massagem Infantil" de Vimala McClure

4 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo!!!
Realmente é tremendo esse tipo de trabalho,e como isso deve gerar segurança aos pais dentro de um berçário da igreja
bjo Adriana Lucia

Abdiná Arruda disse...

É maravilhoso saber que podemos fazer a diferença na nossa comunidade abençoando as crianças e aos seus pais com lições tão esclarecedoras.

Anônimo disse...

Que bom que Deus usa vc para ensinar a ministrar na vida dos pequeninos. Louvo a Deus por sua vida, esta materia de evangelização a bebes com necessidades especiais é mt interessante ...shalom!! elandria

muriel disse...

muito abençoado este trabalho que Deus colocou nas suas maos, maos ungidas, parabens Deus te abençoe
beijokas

Massagem para bebês