sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ensinando os bebês...


No Berçário também se aprende!! E através da brincadeira aprende-se mais ainda, confira algumas dicas de brincadeiras para você colocar no seu plano de aula no berçário:

Brincadeiras para bebês do nascimento aos 3 meses –
Quem disse que recém nascidos não brincam??


* CRIANDO MOVIMENTOS *
. Os bebês adoram olhar para o rosto de alguém, principalmente de pessoas que amam
· Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão e a audição do bebê

Algumas idéias:
Ø Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca
Ø Pisque os olhos, faça contorções com a boca
Ø Faça sons com os lábios, finja tossir ou bocejar.

O que diz a pesquisa cerebral:
Por volta dos dois meses, os bebês conseguem distinguir os traços de um rosto.

* BRINCADEIRAS COM O CHOCALHO *

Segure um chocalho em frente ao bebê e agite-o delicadamente.
Ao sacudir o chocalho, cante uma música de louvor a Deus da qual goste.
Quando tiver certeza de que o bebe está olhando para o chocalho, mova-o lentamente para o lado e cante de novo o mesmo louvor.
Continue movendo o chocalho para lugares diferentes do quarto e veja se o bebê vira a cabeça na direção do som.
Coloque o chocalho na mão do bebê e cante o louvor de novo.
Os bebês adoram música e, mais tarde, quando estiverem prestes a falar, vão tentar imitar os sons que ouviram.

* QUEM É ESSE BEBÊ? *

Sente-se na frente de um espelho com seu bebê no colo.
Diga: “quem é esse bebê?, acene com a mãozinha de seu bebê e diga: Oi bebê!
Pergunte: Onde está o pé do bebê? Acene com o pezinho dele e diga: Oi, pé!
Quem fez o pezinho do bebê? (falar o nome da criança), foi Deus!
Continue fazendo perguntas e mexendo em partes diferentes do corpo do bebê.
Encoste a cabeça na dele, faça tchauzinho, bata palmas, etc...
O que diz a pesquisa cerebral:
Frases curtas aceleram o desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem.

Dicas retiradas do livro: Mulheres geradoras de vida, ministério com crianças começa no ventre, autora: Claudia Guimarães, editora Vida

12 comentários:

sil e Pedro disse...

Olá Claudia achei muito interessante, adorei. Sou professora de Educ. Infantil e vou aproveitar muito bem suas dicas, obrigada, um abraço,Silvana

Anônimo disse...

Oi claudia achei muito interressante, gostei. Sou professora de berçário,e vou aproveitar suas dicas.
obrigada, abraço,Teresa.

Anônimo disse...

OI CLAUDIA ACHEI MUITO LEGAL SUAS IDÉIAS GOSTARIA DE SABER SE VC TEM IDÉIAS PARA CRIANÇAS DE UM ANO? ESTOU UM POUCO PERDIDA. btnouza@hotmail.com

Anônimo disse...

adorei eu trabalho num bercario nossa me apaixonei pelas dicas!!!obgs bjss

Anônimo disse...

Acho que vcs poderiam deixar o site mais criativo,colorido.Aliás é isso que criança gosta.

Maria Penteado disse...

Oi Claudia, foi muito bom conhecer um pouco do teu trabalho. pode ter certeza que vai me ajudar muito. Vou começar trabalhar com turmas de berçario e estou me preparando. Obrigada por nos ajudar. Beijos.

dalvan disse...

Oi Claúdia,amei muito conhecer o seu trabalho,que vai contribuir para a minha nova fase na modalidade de Educação Infantil!!Obrigada pela ajuda,bjs!!!!!!

Claudia Guimarães disse...

Querida Anônima

O blog não é para crianças,é SOBRE as crianças e DIRECIONADO para quem TRABALHA com elas.

Abraços
Claudia

Anônimo disse...

É que ela não sabe diferenciar o alvo do PÚBLICO ALVO!

Beijos! Desculpem a sinceridade.

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

CHOCALHO
...
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=chocalho&IDCategoria=110

BEBÊ INFANTIL
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

amanda karine disse...

adorei essas dicas, estou me formando no curso de formaçao de docente, acredito que ira me ajudar muito.

Consultora em Educação disse...

Ambientes barulhentos agridem

Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.

“Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.” (Sl 33:3 – NVI)

Massagem para bebês