segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bíblia do bebê


Queridas professoras e líderes do berçário, não pode faltar em cada berçário bíblias para os nossos pequenos, há várias versões de bíblias para o bebê e de várias editoras.
Não deixe de ter no mínimo 3 bíblias no seu berçário, mas atenção!! Não é para esta bíblia ficar no armário da professora, e nem somente para ela manusear.
A Bíblia é exatamente para o bebê, é feito deste material durinho para que o bebê não rasgue, ele pode babar a vontade na bíblia e depois você passa um paninho umedecido levemente de álcool na biblia e el está pronta para outra.
Enquanto o bebê mauseia, explora a bíblia através do tato, visão e até através do paladar ( pois ele vai colocar na boca sim), sente-se ao seu lado e vá falando com ele, que a Bíblia é a palavra de Deus, que a Bíblia fala sobre o amor de Jesus por nós, que todas as histórias que contamos para você, estão na Bíblia. Cante também alguns trechos de louvores que falem sobre a Bíblia. É algo bem informal, deixe a criança explorar enquanto fala e canta ao seu lado...
Incentive e oriente os pais a fazer em casa todos os dias, o que você só pode fazer uma a duas vezes por semana com o bebê na igreja. Elabore cartinhas para os pais com dicas e orientações sobre brincadeiras, histórias, atividades, etc. tudo o que você desenvolve com o bebê no berçário ( se realmente vc faz e sabe o que fazer???). A criança e os seus pais colheram os frutos, pode ter certeza!

sábado, 22 de agosto de 2009

Meu sonho e oração!!!





Eu tenho este sonho, oro e suspiro por isso, no dia em que os pais na igreja conhecerem e entenderem a importancia deste momento. Eu sonho e oro pelo dia em que:


> Os pais e as mães descobrirem que o berçário na igreja não é depósito de bebês


> Com prazer estarão no berçário compartilhando de momentos abençoadores com seus filhos e aprendendo como investir desde cedo em suas vidas


> Na igreja existirá um espaço rico de estímulos para os bebês, onde há verdadeiro investimento em suas vidas, onde há presença de Deus, aprendizado e crescimento


> O berçário na igreja será um espaço de unidade para a família (pai, mãe e bebê) e não um elo perdido,onde a família tem prazer de estar juntas para abençoar seu filho


> Os pais entenderão o propósito do berçário na igreja, investirão, e participarão com seus bebês.


> Entender e valorizar mais do que o mundo valoriza... Pois no mundo os pais pagam muito caro para ter estes momentos com seus filhos em escolas, consultórios de psicólogas, em escolas de desenvolvimento infantil. E como igreja, nós que entendemos a palavra de Deus e em obediência queremos desenvolver um trabalho integral ( corpo-alma e espírito) com os bebês, choramos tanto em ver o atraso, a ignorância e inoperancia da igreja em relação aos bebês de 0 a 3 anos.


Que as escamas dos olhos venham cair em nome de Jesus enquanto há tempo!! Por isso não me canso de trabalhar em nome de Jesus, em prol dos mais esquecidos do rebanho de Jesus o Bom Pastor, pois os bebês são as primícias deste rebanhoque pertence a ELE, e cada um dará conta...


Se você deseja ser instrumento de Deus para que este sonho se realize, faça o curso, prepare-se, multiplique a visão de Deus!


Claudia Guimarães


Uma conversa salva uma vida!

Desenvolvimento infantil não é brincadeira!!!

" E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens" Lucas 2:40

Faça você mesmo

Ginásio de estimulação, este brinquedo para os bebês geralmente é caro, mas você pode fazer artesanalmente. Não tem mais desculpas para o seu berçário na igreja não ter um lindo ginásio de estimulação,pode ser usado no berço e também no chão, na área de estimulação do seu berçário. MÃOS À OBRA!!!!

Carta do bebê aos seus pais

Papai e mamãe
Eu preciso que você acredite que eu posso e preciso aprender.
Ainda não falo, ainda não ando e ainda não leio, sou pequenininho, mas leio o mundo a minha volta, sou uma esponjinha que absorve tudo a minha volta.
Sinto, ouço, vejo, processo tudo na minha mente e na minha alma como um HD o km, de um bom computador.
Por isso, preciso muito que você, papai e mamãe conheça mais o meu universo, minhas necessidades, minhas possibilidades, que você aprenda as brincadeiras que eu gosto e que ajudam no meu desenvolvimento, a minha massagem favorita, os louvores que eu gosto de cantar para Jesus. A minha história favorita, você precisa repetí-la em casa durante a semana, demora muito ter que ouví-la somente no outro domingo.
As brincadeiras que me fazem crescer feliz, mamãe tem tanta coisa legal que eu aprendo na igreja e na escola, eu quero ter em casa também!!!
Enquanto eu não posso falar, pergunte para a minha professora do berçário, ela vai te contar tudinho e por favor mamãe, pare para ouvir, aprenda! eu preciso de você!!
Não me deixe na porta do berçário para sair correndo ao culto, por favor mamãe, pergunte para a professora o que eu vou aprender hoje, pergunte mamãe, pede para a professora te ensinar como eu posso crescer como João Batista e como Jesus, robustos em espírito.
Mamãe, que durante a semana em nossa casa, você possa sentar no chão comigo, igual na igreja e na escola e que nós dois possamos ter momentos tão gostosos e que fazem muita diferença na minha vida, são marcas para toda a minha vida e este tempo não volta nunca mais.
Te amo mamãe, ouvi tudo isso no meu berçário e deixo esta cartinha para você...
Beijos
Seu BEBÊ
Assista o vídeo abaixo...

Palavra chave:ESTÍMULO


O ensino-aprendizagem dos bebês está diretamente ligado a ESTIMULAÇÃO.

Por isso lembre-se, pouca estimulação, pouco desenvolvimento e aprensizagem, mais estimulação, maior o desenvolvimento. Seguem algumas dicas práticas para você realizar com o seu bebê em casa, na igreja, na escola, sempre que puder:


Estimulando seu bebê

Todos os bebês precisam de estímulos para desenvolver-se intelectualmente, fisicamente e emocionalmente. Estimulando o bebê você vai notar grande desenvolvimento nestes três sentidos. Sem falar que enquanto você estimula o seu bebê você está criando laços afetivos com ele, e isso é o que há de melhor nesta hora. O estímulo deve ser de acordo com idade do seu bebê. Cada bebê é único, por isso não é aconselhável à comparação entre dois bebês. Cada um aprende no seu tempo. Quando se bebê estiver pronto, ele vai pegar objetos, engatinhar, andar, falar, etc.

Estímulo para bebês de: 0 – 3 meses
Massagem no corpo: um dos primeiros contatos que o bebê tem com o mundo é o das mãos. O tato é o seu sentido mais desenvolvido. Por isso faça uma massagem bem gostosa usando um óleo ou um loção hidratante para bebês. Faça movimentos suaves, um toque não muito firme, mas também não muito leve. Certifique-se que o bebê não é alérgico ao óleo ou ao hidratante.


Boca Sonora: seu bebê vai adorar quando você faz barulhos com a boca. Imite sons de animais, estale a boca fazendo barulho de beijos, assobie... Crie vários sons, você notará que seu bebê vai amar... Só não faça sons que assustem ou muito altos, porque a reação do bebê será contrária da que se espera.Conversa de Barriguinha: coloque o seu bebê deitado de barriga para cima ajoelhando-se ao lado dele. Encoste sua boca na barriga do bebê e diga palavras, variando sons e altura da voz. Ao terminar dê um beijinho na barriga dele e olhe para ele sorrindo. Seu bebê vai amar!

Cadê?: Coloque o seu bebê sentado e sente na frente dele. Tenha vários objetos e brinquedos coloridos perto de você. Mostre o brinquedo para o bebê. Depois cubra o brinquedo com um paninho. Diga ao bebê: Cadê? Ou Sumiu! Espere alguns segundos e descubra o brinquedo e diga Achou!
3 – 6 meses
Continue fazendo o que fazia nos primeiros meses, como massagem, boca sonora e cadê? e acrescente: Pega-pega: Diferente do pega-pega que conhecemos, esse pega-pega é para estimular o bebê a pegar objetos. Desde já tenha mordedores macios para que eles possam morder e coçar a gengiva quando vierem os dentes. A outra função dos mordedores é estimular o bebê a pega-los. Coloque o bebê de barriga para cima, pegue o mordedor onde obebê possa ver. Encoste o mordedor nas mãozinhas o bebê e leve até onde ele possa ver. Você notará que ele tentará pegar o mordedor.

Rolar: Coloque um cobertor no chão, de preferência encima de um tapete. Coloque o bebê encima do cobertor no meio. Levante devagar um lado do cobertor enquanto conversa com o bebê. Vai puxando até o bebê rolar e ficar de bruços. Quando isso acontecer, bata palmas, sorria e mostre a sua alegria ao bebê. Repita até o bebê se cansar.Logo ele estará rolando sozinho.

6 – 9 meses
Continue estimulando o bebê com as algumas das brincadeiras anteriores e acrescente:Barulhos: pegue panelas, potes plásticos e uma colher de pau. Mostre ao bebê batendo a colher de pau nas panelas e potes plásticos. Nesta idade bebê adora barulho. Dê a colher de pau a ele e fique de olho. Deixe que o bebê bata e faça bastante barulho. Ele vai amar.Livros, figuras, bichos de pelúcia: Imprima ou compra livros próprios para bebês com figuras de animais, comidas, flores, etc. Mostre a ele cada figura e vá dizendo o nome de cada uma delas. Embora ele não saiba repetir estará entendendo tudo e acrescentando cada vez mais palavras ao seu vocabulário.

Túnel: Quando seu bebê engatinhar, coloque no caminho dele uma caixa de papelão maior do que ele para que ele consiga passar dentro do túnel. Fique do outro lado chamando o bebê. Fazendo isso além de aventurar-se o bebê estará desenvolvendo sua capacidade cognitiva e raciocínio além de percepção mais aprofundada eaprenderá a solução de problemas.

9 – 12 meses
Continue com os estímulos anteriores e acrescente: Túnel com 3 caixas: agora além da primeira caixa tem mais 2!!! Coloque as caixas e dentro das caixas bichinhos de pelúcia para serem obstáculos. Vá para o outro lado da caixa e chame o bebê. Isso estimula a exploração de ambientes novos, e além disso tem obstáculos que ajudam o bebê a solução de problemas e desenvolve o corpo.

Caiu! : Use caixas de leite ou blocos próprios para bebês. Coloque o bebê sentado e ao redor dele os blocos. Mostre a ele como se constrói os blocos e peça que ele faça o mesmo. Quando a torre estiver pronta deixe o bebê derrubar. Faça isso até o bebê se cansar. Essa atividade ajuda o bebê a conhecer causas e efeitos.Essas atividades estimulam o bebê a desenvolverem seus sentidos e a perceber melhor o mundo a sua volta. Mas lembre-se que cada bebê tem o seu ritmo e não force-o a fazer nada que ele não queira. Bom divertimento!

Massagem para bebês